Museus da Paraíba: Podemos contribuir
A Paraíba é muito rica em peças móveis que testemunham seu passado histórico e pré-histórico. No entanto, a maioria está em coleções particulares ou foram para acervos fora do Estado. Isso sem mencionar as tantas que estão abandonadas nos terreiros de casas, ou mesmo escorando portas ou servido de peso para papel em mercearias do interior. Enquanto isso, muitos museus do Estado estão à procura de peças para enriquecer seus acervos:
No município de Soledade-PB, o professor Juarez Filgueiras de Góis montou um museu público, reunindo tudo que ele coletou ao longo de anos, e luta para enriquecer o acervo do Museu Benedito Filgueiras de Góis, por ele criado em 1999. O professor, que leciona na Escola Estadual Dr. Trajano Nóbrega, está sempre envolvido com o museu. Seja a coletar objetos, registrar as peças, ou organizar a documentação. O Museu Ibiapinópolis, como é mais conhecido, é dinâmico e por isso está sempre disposto a receber doações. Qualquer um que venha ajudar este museu poderá ter a certeza que sua peça estará servindo ao conhecimento público. Quem desejar contribuir com este acervo, o contato é: Prof. Juarez (83) 3383.1740.
Temos também o Museu de História Natural da UEPB (antigo MAAC), instalado no prédio do Parque Arruda Câmara (Açude Novo) em Campina Grande, que vem sendo organizado pelo arqueólogo Juvandi de Souza Santos e o paleontólogo Márcio Mendes. Este Museu está coletando peças, recebeu em maio último uma interessante doação de fósseis do DNPM e solicitou junto à SUDEMA as peças fósseis do Museu do Vale dos Dinossauros que estão abandonadas na calçada do prédio (conforme informamos nos últimos Boletins Informativos da SPA nº 35 e 37). O contato para doações ao MHN é: Prof. Juvandi (83) 9983.8198.
Um outro museu paraibano que também está pronto para receber peças em seu acervo é a Estação Ciência da Paraíba, localizada no Espaço Cultural, em João Pessoa, que é um dos componentes da Fundação Padre Ibiapina, voltado para a disseminação cultural em geral em nosso Estado. A Estação tem professores diversos do quadro do Governo do Estado que atuam como monitores, para as diversas áreas que estão representadas no acervo, empenhados em servir à população escolar da grande João Pessoa e de outras localidades que programam excursões culturais à Estação. O contato para contribuir com o acervo da Estação Ciência é: Ronald Escorel (83) 3211.6294.
Vários municípios paraibanos, quer seja através de projetos com financiamento federal, quer seja por iniciativa própria, estão organizando seus Museus Históricos, é o caso dos municípios de Cuité, Pedra Lavrada, Santo André, dentre outros. Seria muito interessante se a comunidade contribuísse para que nossos museus pudessem melhor servir aos estudantes e interessados. Mais interessante ainda seria se os colecionadores clandestinos se desfizessem de suas valiosas coleções particulares para servir ao coletivo. Um museu é a memória de um povo.
Boletim Informativo da Sociedade Paraibana de Arqueologia - SPA Nº38, p 1-2.
1 comentários:
Realmente seria interessante se todos pudesse contribuir com o acervo dos museus. Vejo os museus hj com outro olhar. Tô vivenciando uma experiência em sala juntamente com os alunos de fazer levantamento de memórias, o que chamamos de "Museu da Pessoa" e tem sido muito interessante os resultados, ver os meninos coletarem fotos, cartas, memórias dos pais e avós, etc. Preservar memórias e histórias é algo que não tem preço...
Parabéns pelo artigo!
Postar um comentário