Museu Itinerante na SACC
O museu itinerante do Laboratório de Arqueologia da UEPB (LABAP-UEPB), realizou no dia 15 de setembro, uma amostra da coleção paleontológica e arqueológica na SACC (Semana de Arte, Cultura e Ciência), evento promovido pelo Colégio Motiva Jardim Ambiental.
A exposição contou com a colaboração dos três estagiários do laboratório: dois estudantes de biologia, Mayla Avila e Diego Leal e a bióloga Juliana Carvalho, que além de organizar e selecionar uma das melhores peças do museu, contribuíram para o entendimento do publico.
O ponto principal, foi buscar a diferenciação entre as ciências, paleontologia e arqueologia, mostrando por meio das peças em exposição, que consistiam em: fósseis de preguiça gigante, mastodonte, placas dérmicas de Gliptodonte, peixes e gafanhoto. Além de uma réplica em resina de um Taxodonte e um dendrito, considerado como pseudofóssil, por ser semelhante a fósseis de vegetais, buscando surpreender o publico.
Na exposição de Arqueologia, consistia em fragmentos de urnas funerárias, macerador, pilões, pontas de projéteis, usados para o corte de carne e caça. Também contou com peças da chamada Arqueologia experimental, que busca reconstruir os artefatos feitos pelo homem no passado, consistindo a exposição de um machado, pintura rupestre, adorno, e representação de um sepultamento.
Mostrando a diversidade e riquezas paleontológica e arqueológica da Paraíba, foi possível despertar a consciência para a preservação desse patrimônio. Adultos e crianças puderam conhecer um pouco como é feito o trabalho de escavações, além do que o Estado da Paraíba tem a oferecer a respeito deste conhecimento.
0 comentários:
Postar um comentário