A Saga do Vale
Thomas Bruno Oliveira
Historiador e Presidente da SPA, thomasbruno84@gmail.com
Entardecer de inverno no coração do Centro Histórico de João Pessoa, a 2 de agosto, festividades de Nossa Senhora das Neves ocorrendo no Ponto Cem Réis, paralelemente na Livraria do Luiz – na Galeria Augusto dos Anjos – estava sendo lançado o livro ‘Vale dos Dinossauros’ (Ideia, 2012. 122p.) do amigo Carlos Alberto Azevedo, pesquisador em antropologia, arqueologia e paleontologia. Evento prestigiado pela sociedade intelectual paraibana, representada pelos presidentes e sócios mais ativos do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, Sociedade Paraibana de Arqueologia, Academia de Letras da Paraíba, IPHAN, IPHAEP, dentre outros sodalícios.
Zélia Almeida, Carlos Azevedo, Joaquim Osterne e Martinho Salgado |
Além do caráter histórico marcado pelas ilustres presenças, a pedra fundamental do encontro foi o livro (que também é histórico!). Até o presente não havia sido lançado um livro sequer dedicado inteiramente ao Vale dos Dinossauros. Ora, um sítio paleontológico tão relevante para a história natural do continente merecia mais atenção. É este o fato que tornou a tarde ainda mais interessante, histórica. Além do mais, naquele momento, foi anunciada a criação do Instituto Vale dos Dinossauros de Pesquisas Paleontológicas, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Notícia dada pelo representante da Reitoria, Prof. Martinho Salgado, que solenemente comentou o livro e deu esta importante notícia.
O livro ‘Vale dos Dinossauros’ é um importante resgate histórico. Ele traz documentos preciosos (e raros!) que estavam ocultos no arquivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba - IPHAEP, bem como imagens de levantamentos sendo realizados por pesquisadores nos últimos anos. No livro, há ainda colaboração de outros pesquisadores.
Em um capítulo, escrevo em conjunto com o colega Vanderley de Brito, valendo-me a honra de participar da obra.
Carlos Azevedo é um experimentado pesquisador da arqueologia clássica, o que dá um charme especial aos seus escritos e uma erudição singular.
O evento findou com um grande bate-papo, momento de descontração e de troca de livros. Lembramos ali de boas histórias, de boas expedições de campo, nos deleitamos; enquanto ali, ao lado, Carlos assinara as dedicatórias. E assim a noite desceu, Vanderley e eu subimos a serra (rumo à Rainha da Borborema) satisfeitos pelo êxito do evento. Agora é esperar a leitura da obra e adianto: vale a pena adquirir o ‘Vale dos Dinossauros’!
0 comentários:
Postar um comentário