Arqueologia da Paraíba: uma apresentação
A ciência arqueológica na Paraíba ganha um espaço eletrônico para a divulgação de artigos e trabalhos acadêmicos, trata-se do BLOG ‘Arqueologia da Paraíba’, organizado pelo Departamento de divulgação da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA e que está no ar desde a última quarta-feira (4 de julho) disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.arqueologiadaparaiba.blogspot.com.
A Paraíba é detentora de um importante acervo arqueológico pré-histórico. Este patrimônio há muito vem sendo referenciado em livros e estudado por diversos pesquisadores. A primeira referência bibliográfica de um sítio arqueológico de inscrições rupestres no Brasil refere-se a uma furna encontrada aqui na Paraíba em dezembro de 1598 pelo então capitão-mor da capitania da Paraíba Feliciano Coelho de Carvalho junto a um certo rio chamado Araçoajipe. Esta furna continha diversas inscrições que segundo Feliciano foram feitas artificialmente. O relato deste testemunho pré-histórico foi recolhido pelo cristão-novo Ambrósio Fernandes Bandão e registrado na obra ‘Diálogos das Grandezas do Brasil’ – escrita em 1618 – constituindo hoje a ‘certidão de nascimento’ da arqueologia brasileira.
A partir do século XIX, estes testemunhos de nosso passado pré-histórico passam a ser notificados e analisados à luz de uma ‘proto-ciência’ arqueológica que aos poucos amadurece, revelando notáveis pesquisas, das quais destacam-se os estudos do autodidata José de Azevedo Dantas, em meados da década de 1920, as pesquisas do engenheiro Leon Clerot, desenvolvido nas décadas de 1940, 50 e 60, e a grande contribuição da arqueóloga Ruth Trindade de Almeida que no decorrer dos anos de 1970 descortinou uma significativa parcela de sítios arqueológicos na região paraibana dos cariris velhos, visitando 49 locais com testemunhos rupestres.
Atualmente, diversos estudiosos desenvolvem pesquisas no campo da arqueologia pré-histórica no Estado dando continuidade e tomando como base teórica os incontáveis estudos e notificações acumuladas durante séculos em arquivos como produto incipiente da arqueologia paraibana e impulsionando uma nova fase de análise e coleta de dados da cultura material primitiva do território paraibano. Com destaque para a SPA, que através de seus pesquisadores fomenta estes estudos empreendendo pesquisas, ministrando palestras, promovendo encontros e participando de eventos em outros estados.
É exatamente para estes versados que o BLOG ‘Arqueologia da Paraíba’ é destinado, buscando sempre contribuir com os estudos pré-históricos da Paraíba para que possamos compreender, cada vez melhor, como viviam os nossos ancestrais.
0 comentários:
Postar um comentário