UFRGS apresenta fóssil do carnívoro mais antigo da América do Sul
PALEONTOLOGIA
UFRGS apresenta fóssil do carnívoro mais antigo da América do Sul
O primeiro termo significa "o matador dos pampas" Foto: Cadinho Andrade |
O Pampaphoneus é um dinocefálios, do Período Permiano - mais de 260 milhões de anos atrás -, da Era Paleozoica, mais antigo que os dinossauros. O fóssil do Pampaphoneus foi localizado em 2008 às margens de uma barragem no interior de São Gabriel, na região central do estado. O material consiste em crânio completo com 33 centímetros de comprimento, em que se destacam dentes caninos e serrilhados, que serviriam para prender e cortar as vítimas desse predador.
O fóssil foi preparado pela equipe da paleontologia da UFRGS, efetuando-se a retirada manual dos minerais, tarefa que levou mais de um ano. Na sequência, foram feitas a descrição e a comparação do achado com outros fósseis já identificados existentes em várias partes do mundo, principalmente na África do Sul e Rússia. Nesse ponto, a pesquisa contou com a participação de paleontólogos da África do Sul.
A proximidade com os fósseis de carnívoros encontrados na Rússia e na África do Sul constitui forte evidência de que as faunas terrestres do supercontinente Pangaea tinham uma distribuição global já durante o Permiano Médio. Ou seja, vertebrados terrestres, como Pampaphoneus e seus parentes, eram capazes de se dispersar facilmente entre o norte e o sul do supercontinente.
Projeto
A descoberta é resultado de um projeto desenvolvido desde 2008, com coordenação do professor da UFRGS Cesar L. Schultz. É o segundo fóssil de vulto apresentado pelo projeto, que, em 2011, identificou o herbívoro Tiarajudens eccentricus. A equipe utiliza imagens de satélites para identificar áreas com sinais de erosão que podem conter material fóssil. Os locais são visitados pelas equipes em busca de vestígios que possam ser identificados como fósseis. O artigo científico completo, com o resultado das investigações, será publicado esta semana na revista estadunidense Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Apresentação do carnívoro. Foto Cadinho Andrade |
Nome
O nome Pampaphoneus biccai. O primeiro termo significa “matador dos pampas”, na tradução para o português, já o segundo faz homenagem ao proprietário da fazenda em que o material foi encontrado, José Bicca. O animal parente distante dos mamíferos. Participaram da pesquisa Cesar L. Schultz, da UFRGS; Juan Carlos Cisneros, da Universidade Federal do Piauí; Fernando Abdala, Saniye Atayman-Güven e Bruce S. Rubidge, da University of the Witwatersrand, África do Sul; e A. M. Celâl Sengör, da İstanbul Teknik Üniversitesi, Turquia.
Fonte: Diário Popular de Pelotas
0 comentários:
Postar um comentário